Efeitos da música para a saúde.

Canedo Enfoque | 10:09


Estudos demonstram efeito benéfico em várias áreas da saúde.


"Economize Água"


Você consegue imaginar um mundo sem música? Existe uma infinidade de estudos que demonstram o efeito benéfico da música em diversas áreas da saúde. Eis alguns exemplos:

A música tem sido utilizada em ambientes clínicos para:

*Reduzir a dor em pacientes geriátricos com artrite (McCafrey, 2003). Os participantes desse estudo fizeram parte de uma sessão musical de 20 minutos diários, e foram comparados a um grupo sob controle com silêncio ambiental nesse período. Os idosos que desfrutaram da música conseguiram uma redução de 66% na dor (segundo eles) e de 50% (segundo os pesquisadores) em comparação com o grupo sob controle que manteve o mesmo nível de dor.

*Tratamento do estresse de professores da pré-escola (Cheek et al., 2003). Um grupo de pesquisadores fez uma comparação entre professores em tratamento psicológico clínico por causa do estresse. A metade participou da terapia acompanhada de música, e outra da terapia habitual (sem música). O estresse do primeiro grupo foi significativamente reduzido em relação ao segundo grupo.

*Controlar a expectativa ansiosa num exame de angiografia num exame de angiografia coronariana (Campbell et al., 2003). Neste estudo, realizado no Hospital Geral de Kingston (Ontário, Canadá), usou-se música antes, durante e após o término do exame, e foi constatado o efeito marcante da música nessa experiência que exige suportar a dor e a ansiedade.

*Tratamento de crianças com enxaqueca (Nicket et al., 2002). Esse estudo apresenta o efeito real da musicoterapia no tratamento da enxaqueca nas crianças em tratamento psiquiátrico e geral, especialmente em tratamento ambulatorial.

*Diminuir a ansiedade e aumentar a sensação de bem estar em crianças diagnosticadas com câncer (Barrera et al., 2002). Esse estudo foi realizado em um hospital de Toronto, para tratar da ansiedade hospitalar de crianças diagnosticadas com câncer. As crianças participaram de atividades musicais interativas. Avaliaram seu próprio estado de ânimo. Os pais também realizaram uma avaliação do comportamento lúdico dos seus filhos. Em ambos os casos a música teve um efeito extremamente positivo nas crianças.

Inegavelmente, seria muito difícil viver sem o privilégio da música. Das preferências pessoais aos sons da natureza, tente usufruir o máximo desse recurso para o seu bem estar pessoal e de outros. Musique-se.

SUGESTÕES MUSICAIS TERAPÊUTICAS

*Para relaxar: “Clarão da Lua” de Debussy; “Adágio” de Albinoni; “Concertos de Oboé”, de Vivaldi.

*Música estimulante: “Marcha Triunfal”, de Verdi; “Música Aquática” de Haendel; “Sonho de Uma Noite de Verão” de Mendelssohn; “O Lago dos Cisnes”, de Tchaikovisky; “Marcha de Pompa e Circunstância nº1”, de Elgar.

*Música para dormir: “Meditação de Thais” de Massenet; “Noturno”, (vários autores); “Canção de Ninar”, de Brahms.

*Músicas para acalmar a ansiedade: “As Quatro Estações” de Vivaldi; “Concerto de Aranjuez”, Rodrigo; “Sinfonia de de Linz”, de Mozart.

"Pratique Cidadania"

*Fonte: Texto retirado do livro Mente Positiva, do Dr. Julián Melgosa, com edições. Photo by Jonas Mohamadi, from Pexels.

Comentários